Arembepe, que na língua Tupi-Guarani significa "aquilo que nos envolve", é um dos mais conhecidos balneários do Litoral Norte da Bahia, com charmosas praças onde elementos rústicos têm destaque, cercadas pelo colorido de casas com fachadas antigas, intercaladas com empreendimentos mais modernos. Está bem próxima à Salvador, a apenas 25 km do Aeroporto Internacional.
A localidade ficou famosa a partir da década de 70, após o surgimento da primeira comunidade hippie do Brasil, a Aldeia Hippie de Arembepe, a única remanescente até os dias de hoje no país e que recebeu como visitantes muitos artistas relacionados ao movimento da contracultura, brasileiros e de outras partes do mundo, como Janis Joplin. Lá ainda é possível encontrar famílias vivendo em cabanas, construídas entre coqueiros, confeccionando artesanato para vender e numa valorização a modos de vida mais simples, sem acesso aos tantos recursos tecnológicos contemporâneos. A natureza é exuberante, sobre as dunas da Aldeia é possível avistar o mar de um lado, a pequena vila hippie e o Rio Capivara do outro.
Ao longo dos sete quilômetros de faixa litorânea, uma praia se destaca dentre as cinco existentes em Arembepe: a Praia do Piruí. Esta é a mais indicada para os visitantes, porque nela se forma uma grande piscina natural, protegida por um arrecife que impede a ação de correntezas. Mas há também praias das mais procuradas na região para a prática de surf. Sem falar na poética beleza das embarcações tradicionais ancoradas na praia mais central, na descida pela Igreja do S. Francisco, pedaço do mar de onde se tem vista a partir da varanda do Mar Aberto Restaurante.
Entre as opções de passeio, encontra-se a visita à base do Projeto Tamar, de preservação às tartarugas marinhas, com ambiente para observação de diferentes espécies nos tanques de pesquisa e reabilitação dos animais, museu interativo e loja para venda de souvenires.
Arembepe possui boa estrutura em serviços para o atendimento a visitantes, com pousadas, hotéis, banco, lotérica, Correios, lan houses, mercados, restaurantes, bares, sorveterias, pizzarias e cafés.
Clique
aqui para maiores informações.
Crédito das fotos: Isis Fontes